França x Croácia: Cifras e comparações

A final da Copa do Mundo acontece neste domingo, 15/07 e as equipes que se enfrentam, França x Croácia merecem ser analisadas por diferentes prismas:

 

Comparação 1: Valor das seleções

A seleção francesa está avaliada em 1,1 bilhão de dólares, já a croata tem sua cotação em 367 milhões. Mesmo com o peso de craques como Modric, Rakitic, Madzukic e Perisic, o abismo entre os valores existe, quando comparada à seleção francesa.  Somente a transferência de sua estrela mais reluzente, Mbappé, equivaleria a mais de 50% do valor de toda equipe croata (210 milhões de dólares [Mônaco -> PSG em 2017]).

Ainda assim a equipe Croata está habituada a burlar esta proposição. Venceu Argentina (707 milhões) e Inglaterra (802 milhões).

 

Comparação 2: Ligas nacionais

A liga francesa está em pleno crescimento. Conta com 20 equipes e pelo menos 4 de nível alto. Possui em suas headlines jogadores de alto nível mundial como Mbappé, Cavani, Neymar, Falcão Garcia, Subasic, Depay e Payet, entre outros.  A aspiração de suas principais equipes, atualmente é o destaque na UEFA Champions League.  As equipes possuem bons estádios que são utilizados constantemente em partidas de nível internacional.

A liga croata conta com apenas 10 equipes e muitas delas não possuem categorias de base. A exceção a esta regra é o Dínamo de Zagreb, que revela muitos jogadores como veremos a seguir. O Dínamo é o amplo dominante do futebol croata. Venceu 10 dos últimos 12 anos. O sucesso local não se refletiu continentalmente, repetidamente a equipe não consegue chegar à fase de grupos da Champions. Os bastidores da federação estão sempre em ebulição: escândalos financeiros, mudanças constantes de técnico na seleção e problemas estruturais são recorrentes. No país não há estádio de bom nível capaz de receber adequadamente partidas internacionais.

 

Comparação 3: Revelações

A liga francesa utiliza-se muito de suas categorias de base, mas seus jogadores nativos de grande destaque raramente permanecem em domínio dos clubes locais, que valem-se constantemente de revelações africanas e de jogadores filhos de imigrantes ou advindos de colônias da França. Isso se reflete na própria seleção que possui 19 jogadores com relação íntima a outras nacionalidades.

O Dínamo Zagreb é a segunda equipe que mais revela jogadores para o futebol Europeu. Está à frente de gigantes como o Real Madrid, Barcelona, Manchester United, estando atrás somente do Ajax da Holanda. Qualidade técnica e abundância são presentes. Um caso que cabe ser ressaltado é a corrupção proveniente do ex-presidente do clube, Zdravko Mamic, que exigia de seus jogadores uma comissão mensal atrelada ao salário pós possíveis transferências para que estas fossem concretizadas. Luka Modric foi um dos envolvidos neste imbróglio e inclusive responde por crime de falso testemunho no caso do ex-presidente condenado.

França x Croácia: Cifras e comparações

França e Croácia vão protagonizar uma final inédita, que irá escrever novas linhas na história do futebol mundial, mas, nos bastidores do confronto, estas e muitas outras peculiaridades podem ser decisivas para determinar um vencedor.

Fernando Leonardo Vieira

  • Professor
  • Coordenador de TI e apaixonado por futebol
  • Estatísticas e finanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *