Karen Olímpio é Campeã Brasileira na Sub-23. Avancini conquista dois ouros

Nos dias 19, 20 e 21 aconteceu em Mairiporã, o campeonato brasileiro de MTB, Cannondale MTB Festival, com transmissão ao vivo pela Band Sport e pelos canais de Youtube MTB90 e Pra Quem Pedala. E não faltou gente boa, comemoração e emoção.

Estavam em disputa os títulos do XCO (Cross Country Olímpico), XCM (maratona) e o DH (Downhill). A novidade foi a estréia a do E-Mountain Bike, disputa entre as bicicletas elétricas das mais variadas marcas que estão disponíveis no mercado.

No XCO e no XCM Elite Masculino a atenção estava com Henrique Avancini, atleta Cannondale Factory Racing, que veio para o brasileiro com toda a experiência adquirida em etapas da Copa do Mundo e com o título mundial de XCM.

Resultado XCO                                                                              Resultado XCM

01 – Henrique Avancini                                                                   01 – Avancini
02 – Guilherme Muller                                                                    02 – Bruno Lemes
03 – Sherman Trezza                                                                       03 – Sherman Trezza
04 – Luiz Henrique Cocuzzi                                                             04 – Gilberto Gois
05 – Rubens Donizete Valeriano                                                    05 – Edson Rezende.

Com esse resultado Avancini utilizará a camisa de campeão nacional nas duas modalidades.  Outro destaque da Elite Masculina foi Carlos Alberto Olímpio, atleta TSW/SHIMANO/ARISUN RACING TEAM, que ficou em 9º no XCO. Em postagem em sua conta no Instagram, o atleta de Tiradentes relatou cãibras quando estava na sétima posição quando faltavam menos de 3 voltas para o final. Mostrou superação, força e foco para conquistar a posição final, uma vez que o trajeto era bem técnico e precisa do máximo dos atletas.

Foto: Carlos Alberto Olímpio no Campeonato Brasileiro de MTB 2019.
Crédito: @felipealmeidafotografo – Perfil Instagram Carlos Alberto Olímpio – @carlosalberto_22_

O atleta sanjoanense Patrick Souza, conhecido no esporte como Francês, finalizou sua participação no Brasileiro XCM na categoria Expert no 2º lugar e em 3º melhor tempo na geral entre os amadores. Com a conquista do vice-campeão brasileiro voltou para casa com um ótimo resultado, uma conquista que servirá de motivação para tantos outros ciclistas que estão iniciando em competições.

Foto: Patrick Souza, Vice- Campeão Brasileiro na sua categoria.
Crédito: Perfil Instagram Patrick Souza – @patrick_souza_frances

As meninas da Elite e do Sub-23 estavam pedalando muito forte e a campeã foi Karen Olímpio, da equipe FKS Factory Racing, conquistando o seu quarto titulo consecutivo. A atleta, que é de Tiradentes, está colhendo frutos de sua dedicação ao ciclismo.

Foto: Karen Olímpio Campeã Brasileira Elite Sub-23.
Crédito: Perfil Instagram Karen Olímpio – @karenolimpiomtb

Letícia Cândido, atleta Corinthians Audax Bike Team, conquistou o campeonato brasileiro na modalidade XCO e de XCM que aconteceu no final de semana passado, comprovando o seu grande momento e a excelente temporada. Após cruzar a linha de chegada da disputa de XCO a atleta de Ouro Branco ficou emocionada e mal conseguia dar entrevista. Quem segue a atleta nas redes sociais sabe o quanto ela vem se preparando para as competições e sua evolução.

Em segundo lugar ficou a atleta Raiza Goulão, outro grande nome do ciclismo nacional e internacional, que também é da equipe Audax Bike Team. Durante a prova dava para perceber atleta a sentia algum incomodo e no final também se emocionou e deixou em aberto quais são as questões que estão incomodando a atleta.

A terceira colocada foi Jaqueline Mourão que grande parte da competição estava em primeiro lugar, mas um pneu furado, longe da área mecânica, fez com que a atleta pedalasse muito tempo apenas com o aro. Após a troca de pneu ela saiu na busca das posições perdidas e com uma grande recuperação conseguiu lugar no pódio, que foi composto ainda pelas atletas Viviane Favery Costa e Hercília Najara.

Kelly Olímpio, da Equipe TSTSW/SHIMANO/ARISUN RACING TEAMW Racing Team, finalizou na 6ª colocação na categoria Elite Feminino. Mostrou que tem um pedal forte e bonito de acompanhar, o que comprova a constante evolução dessa atleta. Manteve como postura o enfrentamento dos desafios proposto pela pista com muita técnica e destreza.

Foto: Kelly Olímpio durante competição do Campeonato Brasileiro de MTB 2019.
Crédito: @felipealmeidafotografo – Perfil Instagram Kelly Olímpio – @kellyolimpiomtb

O importante é destacar que Minas Gerais está bem representada no MTB, tanto na Elite quando no amador. São meninos e meninas, homem e mulheres que se dedicam a esse esporte tão duro e que permite sorrisos constantes nos rostos dos atletas, uma vez que o ciclismo vai além do pódio. Ciclismo é superação, ciclismo é aprendizado constante. Nossa região, não apenas no Brasileiro, mas em todos os eventos de nível nacional ou internacional está sendo bem representada.

Ressaltamos a necessidade do apoio das empresas em reconhecer as conquistas desses atletas e incentivar financeiramente para que mais e mais medalhas venham para nossa região. O esporte, além de fazer campeões, desenvolve cidadãos.

Para essa matéria recebemos a contribuição do ciclista Renato Lopes. Obrigado meu amigo!

Sannio do Nascimento

  • Formado em Administração Pública pela UFSJ
  • Finalizando pós-graduação em Gestão Pública
  • Trabalha na Regional de Saúde de São João del-Rei
  • Tutor Presencial na UNOPAR – Pólo de São João del-Rei.
  • Pedala com uma OGGI denominada carinhosamente de SPIDER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *